22 de março de 2012

Hoje óculos de grau não é só saúde! É também estética!


Antes de começar a escrever, busquei informações de outras pessoas que escreveram sobre esse assunto. Pois óculos de grau é algo mais cuidadoso e complicado de escolher. Todo cuidado é pouco, quando você for a uma ótica para decidir qual armação usar.

É sempre bom você estar do lado de alguém que convive contigo a um bom tempo e lhe conheça a fundo. Ao escolher um óculos não queira esperar pela opinião somente do vendedor. É claro que ele estará ali para lhe ajudar, mas antes de tudo é importante saber que ele está te vendendo e nunca o viu antes. Quando eu vou comprar meu óculos, estou sempre do lado da minha mãe ou do meu pai, as vezes carrego minha irmã no conjunto, pois é sempre bom várias opiniões durante a decisão. 

No momento que você coloca o óculos no rosto e olha no espelho, não são todos que conseguem enxergar com perfeição, eu principalmente, pois meu grau é avançado e não consigo enxergar sem os óculos. Aqueles que conseguem enxergar ainda, já possuem uma facilidade, mas se você já foi a uma ótica, percebeu que tem um espelho com grau. Vem cá! Eu nunca consegui me ver naqueles espelhos não melhora  e nem piora, não vejo diferença, até porque meu grau não é igual aquele. Eu falo que não consigo ver, eu consigo ver, mas não com tanta clareza, então é sempre bom ter a ajuda de alguém.




Além de cuidado, você tem que saber economizar, pois não é somente a armação que é um pouco cara, mas possui o preço das lentes, que dependendo do grau, mais caro ficará.  A dica que dou para os iniciantes, é que busquem algo mais em conta, pois é importante antes de tudo se acostumar com o óculos, pois cansei de ver pessoas que usam óculos e param de usar por não ter acostumado. Mas devido a economia, por favor não escolham uma armação feia, que maltrate a sua beleza, pois o costume tem também a ver com a estética. Pesquise bem que encontrará uma armação super bonita e barata, não vá em uma unica ótica.

Mas para escolher a armação é importante que você observe algumas dicas que encontrei no site CHIC da Gloria Kalil  ditados por Francisco Ventura, consultor, designer óptico e proprietário da Ótica Ventura:

- A ponte (parte da peça que apoia no nariz) precisa ter o tamanho exato de cada um para evitar marcas e desconforto. “Comprar o tamanho errado do nasal é como comprar sapato de número errado”, afirma Francisco.
- As hastes não podem ultrapassar o tamanho da lateral do rosto (não pode sobrar nem faltar atrás das orelhas), assim como a frente dos óculos não deve ser maior do que a distância entre as têmporas direita e esquerda.
- A pupila dos olhos deve ficar centralizada na lente. "É esse detalhe que dá a harmonia necessária".
- Os modelos com armação maior na parte inferior ajudam a disfarçar as olheiras.
- Para não esconder a expressão, a sobrancelha deve ficar levemente exposta.
- Rosto redondo fica melhor com armações quadradas - linhas retas ajudam a afinar o rosto. Já quem tem rosto quadrado deve procurar as que têm cantos retangulares. Rosto triangular, armações redondas, estreitas e ovais. E os privilegiados que nasceram com o rosto oval ficam bem com qualquer modelo. "Geralmente este tipo é mais proporcional e, portanto, favorece a escolha dos óculos”, explica Francisco no livro Olhar Atento, como escolher e usar óculos.
Além desses formatos de rosto destacados nas dicas, possui também o Rosto Oval, que não precisam se preocupar, pois qualquer armação fica perfeita.



Mas após essas informações, uma dúvida que sempre me deixou em alerta, foi o formato dos rostos, nunca aprendi a distinguir que tipo de rosto eu possuo ou alguém possui. Eu sempre utilizei a técnica de ter outras pessoas na hora da escolha, para que eu não escolhesse errado. Até porque o óculos que ficar melhor em mim, vai ser notório e nem será necessário dessa regra dos rostos, pois as pessoas possuem bom senso. Mas como nem todo mundo possui bom senso, eu não me aquietei e  minha vontade de querer entender mais, aguçou. E agora decidi conhecer mais sobre o formato dos rostos.

Se vocês já sabem me ajudem, se não, esperem que vou pesquisar bem sobre esse assunto e irei depois explicar direitinho sobre formato de rosto. Mas para finalizar aqui, vejam meu novo óculos!









Nenhum comentário: