4 de março de 2010

Eu falo Cearês!

Vários estados no Brasil tem seus dialetos e gírias. E eu como um bom cearense que sou, não posso deixar de falar o cearês! Hoje conversando com meu querido Leo, ele me perguntou o que era "MARROIA", e depois disso eu resolvi falar para vocês um pouco da minha terrinha e principalmente sobre o CEARÊS!
Começando por MARROIA, para quem não sabe é a junção de duas palavras e é usado eu momento de espanto e ironia ao mesmo tempo tipo assim, MARROIA,  O MENINO! (tradução: Mas olha, o menino!), e em momento de raiva e você quer ESCULHAMBAR (xingar) alguém, use os seguintes terríveis xingamentos: BAITINGA (Viado, Boiola), BAITOLA (Viado, homossexual), BATORÉ (Baixinho),  ABESTADO (Otário), ABIROBADO (maluco), entre outras xingamentos hihiihihi!!!.
Mas quem nunca foi numa BUDEGA (Mercearia)? E quem nunca viu uma BRIBA na parede (Lagartixa)? Ou deu um SABACU (surra), ou COCOROTI (tambem surra) ou um TELEQUETI (essa é uma surra mais antiga!! hiihihih)? Ou que não tenha feito um MUNGANGO (careta)?
É tanta coisa nesta vida! hihihiihi
Me lembrei agora de uma coisa! Quando comemos e fazemos alguma atividade física, depois geralmente dá aquela DOR DE VIADO ( Dor no Baço).
O Ceará é tão rico de maravilhas, tanto no seu dialeto cearês, como nas suas belezas, na sua culinária, na sua musicalidade, é tanta coisa boa que o meu Ceará  tem que é impossivel falar tudo!
E mais uma vez repetirei EU AMO O CEARÁ!

Para os curiosos vou dar uma ajudinha, para em breve ficarem falando muito no Cearês, e saber de có e salteado como um cearense tem costume de falar.
Olhem no Dicionário Cearês!

Um xeru no Suvaco!
ARRUDEIEM (Deem a volta) pelo meu blog!
E me conheçam mais! TÉ MAISSSSS!!!

Um comentário:

Unknown disse...

cearês bem dizido, eh o matuto do interior... pense num povo pra falar cearês cm fluencia... kkkkk....
falando em cearês: "bô botar boneco por aí?" kkkkkkkk